Sábado, 2 de Julho de 2011

É possível um documentário ser nomeado ao Óscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro?


Esta é a principal questão que temos recebido até ao momento. Sim, não há nada no regulamento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para essa categoria que diga que tal não é possível. Da mesma forma que um filme de animação pode estar nomeado na categoria de Melhor Filme (mesmo tendo uma categoria própria), também um documentário estrangeiro pode ser nomeado à categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Segundo o que apurámos, praticamente todos os anos há pelo menos um país que nomeia um documentário a essa categoria. E recordemos por exemplo, o filme israelita A Valsa com Bashir, um híbrido entre documentário e filme de animação, que conseguiu em 2008 um Globo de Ouro na categoria e uma nomeação ao Óscar.

Na definição da Academia, um filme estrangeiro é uma longa-metragem produzida fora dos Estados Unidos predominantemente falada em língua não-inglesa. Para um filme ser considerado elegível na categoria, tem de ter estreado entre 1 de Outubro 2010 e 30 de Setembro de 2011 e ser exibido publicamente, no mínimo, por sete dias consecutivos num cinema para lucro do produtor e distribuidor. O filme não precisa de ser exibido nos Estados Unidos. E não pode ocorrer qualquer transmissão do filme na televisão ou Internet, antes da sua estreia no cinema.

Embora ainda não tenham sido divulgadas as regras para os Óscares 2012, ela não hão-de diferir muito das regras para a edição anterior dos Óscares.
publicado por Petição às 14:57
link do post | comentar | favorito

Assine a petição

Petição

Esta página surge associada a uma petição pública que pretende sensibilizar o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) para a escolha do documentário “José e Pilar” como candidato português à categoria de Melhor Filme Estrangeiro, na edição dos Óscares de 2012. Este é um movimento independente, de fãs e admiradores do filme, que têm particular confiança e respeito pelo seu potencial, que se sente verdadeiramente comovido pela sua imensa força emocional, humanista, motivadora.

Siga-nos

Ligações

Arquivo

Janeiro 2012

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Pesquisa

subscrever feeds